Uma questão de botas

Uma questão de botas - Histórias de encantarAgasalhei bem a minha filha de seis anos, Renee, para a sua curta caminhada até à escola. Calças para a neve, casaco, cachecol, luvas, e as botas novas. Renee estava tão entusiasmada com as botas novas que as tinha usado dentro de casa durante todo o fim-de-semana, prescindindo apenas delas para tomar banho e para se deitar.

Quando saiu, acompanhada pelos dois irmãos mais velhos, servi-me de mais uma chávena de café, liguei o rádio e comecei a registar mentalmente as tarefas a fazer. Não estava muito adiantada na limpeza da cozinha quando fui interrompida pela notícia de que a escola ia encerrar mais cedo por causa de uma tempestade de neve.

Alguns minutos depois, os meus filhos entraram em casa. Inclinei-me para ajudar a minha filha a descalçar as botas.

— Renee, onde estão as tuas botas novas? — perguntei, surpreendida com a bota encardida na minha mão.

— Estas são as minhas botas novinhas — sorriu.

— Não, querida, estas não são as tuas botas novas. Olha, estão sujas. As fivelas estão partidas e a neve entrou pelo buraco lateral.

— Sim — concordou ela, não percebendo a pergunta implícita na minha afirmação. — As roupas da minha amiga são todas assim e estas botas ficavam-lhe pequenas.

— Mas, o que aconteceu às tuas botas?

— Mãe, a minha amiga precisava de botas. As dela já estavam pequenas de mais e ela tinha os pés frios. As minhas botas estavam quentinhas, serviam-lhe, e ficavam-lhe bem. Como ela estava feliz, eu também fiquei feliz.

De repente, a bota feia que tinha na mão pareceu-me tão bonita como o sapatinho de cristal dos contos. A clareza da verdade encheu-me o coração. Não só a minha filha tinha feito a coisa certa ao dar as botas novas a alguém que precisava delas, como o tinha feito da forma certa.

Ou seja, como uma doadora feliz.

Cynthia Hamond

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.